Brinquedos
Seu filho aprende muito mais coisas quando está brincando do que em outros momentos do dia. Isso porque quando ele está explorando seus brinquedos consegue trabalhar várias partes físicas e sociais ao mesmo tempo.
Benefícios de brincar
A criança explora seu corpo
Quando um bebê bate palma ou uma criança anda de bicicleta, está explorando o que seu corpo é capaz. Ao permitir que seu filho corra, caia, tropece e se levante sozinho está permitindo que ele aprenda sozinho sobre suas possibilidades e limitações. É brincando que o ser humano começa a ter consciência de si mesmo.
Possibilita o aprendizado do otimismo, cooperação e negociação
Brincar é uma necessidade que extrapola o físico, sendo uma necessidade biológica que ajuda a moldar o cérebro. A principal vantagem é a intensidade de prazer, algo que energiza, anima e renova o sendo natural de otimismo. Habilidades que também serão requisitadas no futuro também são aprendidas no ato de brincar, como cooperação e a capacidade de negociar.
Gera resiliência
A capacidade de ser resiliente, ou seja, capaz de se adaptar e lidar com a frustração começa a ser aprendida na infância, na hora das brincadeiras. Quando a criança perde o jogo, os amigos não querem brincar do jeito dela, entra a capacidade de lidar com a frustração, se adaptar e desenvolver a partir disso.